Valcke elogia melhor Copa


Foto: Jérôme Valcke, Bebeto e o coordenador-geral Mario Celso Cunha

Ainda restam oito jogos para o fim da Copa do Mundo, mas Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, já tem sua opinião formada sobre o Mundial. Para ele, essa edição realizada no Brasil é a melhor dos últimos tempos com relação ao futebol praticado dentro de campo. Em entrevista ao canal Sportv, o cartola diz que isso está comprovando que a escolha do País como sede foi acertada.

"Eu acho que, sem sombra de dúvidas, é a melhor Copa com relação ao futebol. Desde a primeira fase. É a Copa com o maior número de gols desde 1982, isso sem falar em surpresas como a Costa Rica e Argélia. O que estamos vendo fora de campo nas diferentes cidades-sede é o que todos esperávamos do Brasil. Este é o lugar onde o futebol é uma religião. Esperávamos uma festa singular, e acho que o País está no caminho de entregar tudo o que dele foi esperado", afirmou Valcke.

O secretário-geral da Fifa ainda contou que, para ele, o pior momento de todos os sete anos de preparação foi quando declarou que o Brasil merecia um "chute no traseiro" pelos atrasos e problemas enfrentados nas obras para a Copa do Mundo. "Se me perguntar da pior lembrança de todo esse trabalho, esse foi o pior. Foi a pior parte dos meus sete anos de jornada nessa preparação".

Problemas fora de campo

Acho que tivemos pequenos problemas fora dos estádios, mas nada que tenha sido muito importante dentro dos estádios. Identificamos nos primeiros jogos e não deixamos repetir nos outros. Superamos o que esperávamos. Não estou estressado, viajei, curti como torcedor e verei as próximas partidas para ter certeza de que posso ficar contente, assim como todos estão.

Mudanças na regra

Sobre o número de substituições, isso é algo que já conversamos na última reunião, mas como não tivemos tempo o suficiente para discutir, retiramos essa proposta. Como sabem, o conselho mundial mudou, temos um painel de futebol, que serve para técnicos e jogadores. Assim temos certeza que todos os interessados expressem sua opinião. Essa questão será discutida no painel, como uma alteração a mais na prorrogação e como eles usariam isso. Ainda temos que discutir para ter certeza que vamos melhorar o jogo. Não é porque tivemos cinco partidas na prorrogação que vamos mudar isso.

Manipulação de resultados

A Copa do Mundo é um campeonato exemplar, tudo tem que ser perfeito. Sempre me surpreendo com os que pensam que podem manipular o resultado de uma partida. Quando há algum indício de que algo está sendo feito errado se abre uma investigação. Tenho certeza que Ralf (Mutschke, diretor de segurança da Fifa) tem todas as ferramentas para controlar e verificar se tem algo errado.

A manipulação é algo que acontece no futebol e não acho que um dia conseguiremos eliminar 100% esse problema. Infelizmente é um grande negócio em várias partes do mundo, não tem a mais a ver com futebol, são apostas para ganhar dinheiro. Às vezes nem interfere o resultado, é apenas uma aposta. Mas aquilo que é feito por debaixo do pano, o "mercado negro", feito pelas máfias, é muito difícil de combater. Temos que lutar, ter apoio dos países e do ministério da justiça para termos sanções contra essas manipulações.

Tecnologia no futebol

Acho que a decisão de usar a tecnologia na linha do gol foi perfeita. Tivemos exemplos que comprovamos que a decisão foi acertada pela arbitragem. Também usamos o spray que surgiu na América do Sul e hoje é usado no mundo todo. O próximo passo seria usarmos o vídeo, pois não há uma tecnologia para ver impedimento, teria que usar as imagens no meio da partida, o que abriria uma caixa de pandora, seria uma discussão eterna. Vamos passo a passo, vamos tentar ajudar os árbitros. Queremos ter certeza de que não daremos um passo maior que as pernas.

Caso Luis Suárez

Foi uma decisão de um comitê independente, tenho que respeitar essa independência. Como torcedor acho que está certo, já foi a terceira vez dele, temos que parar com esse tipo de comportamento. É o evento mais visto do mundo, são pessoas de gerações mais antigas, o profissional é a ponta do iceberg, não podemos deixar isso acontecer. É muito bom ele ter pedido desculpas, mas não reconheceu que fez algo de propósito. Agora entrou com o recurso feito para tentar reduzir a pena, será o último passo para ele, não irei comentar esse processo em andamento.

Fair Play na Copa

Como um todo tivemos um espírito muito bom. Os jogadores estão gentis entre eles. Os jogos que eu estive não vi muitas coisas de mau comportamento. Eles sabem que o mundo inteiro está assistindo, seria triste dizer que não há limites para ganhar, mas minha sensação é de que havia um reconhecimento entre os jogadores, assim como para os torcedores.

Críticas da imprensa internacional

Acho que a partida final precisa ter o mais alto nível de segurança. Já evitamos vários problemas. Os stewards foram bem treinados e é um recurso novo no Brasil. No Maracanã havia o risco de pessoas invadirem, mas, após tudo que aconteceu, tive reunião com generais, chefes das polícias e reforçamos a segurança do estádio. E funcionou. A segurança é uma responsabilidade do governo brasileiro. Se a principal reclamação da imprensa internacional é a segurança, acho que está errado. Em 2010, diziam que a segurança seria um pesadelo e nada aconteceu. Não acho que tenha acontecido muita coisa no Brasil.

Comportamento dos torcedores

Nunca vamos colocar em risco a organização de um jogo, se achamos que terá que controlar será controlado, não dá para vender uma cerveja e não vender a segunda, faz parte da Fifa, foi um pedido nosso (vender a bebida alcoólicas nos estádios) e é isso que já fizemos em todas as outras Copas do passado. Estamos confiantes de que a venda de cerveja é parte do jogo de certa forma, é algo que está acontecendo em todos os países do mundo. O que fiquei preocupado é com o nível de embriaguez das pessoas que não se comportavam bem.

Reclamação de altas temperaturas

Acho que se isso não causar um impacto na saúde dos jogadores, está tudo bem. Já fizemos duas paradas técnicas para ter certeza que os jogadores tivessem tempo para se reidratar. Não diria que reclamam para justificar algo que deu errado. Não acho que jogamos nas piores condições. Na final de 2008, nos Jogos Olímpicos de Pequim, também era uma condição bem difícil, no México também era complicado, então não é uma novidade.

Clima de Copa

Eu já li algo sobre a seleção holandesa, que a atmosfera é a melhor que já tiveram. Estão saindo, indo a praia, curtindo a vida. A Copa não é apenas para jogadores ficarem 30 dias trancados nos quartos. Por isso sou a favor de que a Copa seja organizada em um único país. Se fosse em dois, não sentiríamos aquilo que estamos sentindo aqui. Você tem um momento social ótimo, conhece a cultura do País. Temos que continuar assim.

Venda de ingressos

Você pode sempre fazer coisas de uma forma melhor. Acho que o sistema não foi ruim, a questão é o nível de demanda. Na primeira fase tivemos 10 milhões de pedidos, e, quando se tem essa demanda, é verdade que existem poucos sistemas do mundo que aguentam isso na internet. Nós tínhamos o centro de ingressos, de retiradas, temos a internet e não vejo o que mais poderia ser feito. Se der para melhorar, faremos. Mas é muito difícil, não se vocês já viram os ingressos falsos, a qualidade é impressionante. Por isso é importante ter a tecnologia de segurança dentro deles. Assim as pessoas não entram.

Problema de cambistas

Muitas pessoas foram presas nas ruas. Estamos fazendo o melhor, aumentando o nível de cooperação para lutar contra esses sistemas de vendas organizadas. Imagina o preço de um Brasil x Argentina no mercado negro. Estamos fazendo o possível para controlar essa situação. Acho que é uma luta permanente que temos que intensificar dia a dia.

Elefantes Brancos e as 12 sedes escolhidas

Depende do tamanho do país. O Brasil é enorme, veja o que aconteceu em Manaus. Dizem que foi impressionante, agora terão novos voos diretos entre Madri e Manaus, o turismo vai crescer. Eles precisam ter certeza que o estádio não fique vazio. Brasília mostra que com apoio da CBF, das empresas privadas, mostra que o estádio pode ser utilizado mesmo sem ter um clube na cidade. Você pode organizar jogos do Campeonato Brasileiro. Acho que para o Brasil, parte do legado é que o futebol será jogado em outro nível, com outras estruturas.

Condição dos estádios

Estavam em condições, não estamos pedindo que cada um seja uma obra de arte. O Brasil tem estádios lindos, acho que não tem nenhum que não seja impressionante. Tenho um favorito, mas só falarei depois do final da Copa do Mundo.

Mala de dinheiro para Gana

Não é a imagem que queremos transmitir, isso é um acordo entre federação e jogador, acontece com todo mundo. Esse tipo de greve, na véspera de um jogo, não é algo que achamos legal, ainda mais que seja pago em dinheiro. Não estamos mais em uma sociedade que o dinheiro vivo tem esse símbolo. Temos que ter certeza de que quando há um risco de ter esse tipo de problemas, temos que resolver antes da competição começar.

(Se a Fifa pode se envolver nesses acordos) Por que não? Não sei se temos que pedir uma cópia do contrato, mas o dinheiro é pago pela Fifa, nós temos um sistema de prêmio, desde o primeiro minuto jogado. Acho que temos que pensar em nós, temos que proteger nossos eventos. Isso já aconteceu com a seleção de Togo em 2006, não é uma novidade. Temos que encontrar uma solução para isso. Se sabemos que há um problema, porque não tentar encontrar uma solução?

Mundial de Clubes no Brasil

A decisão será em dezembro, quando estaremos em Marrocos para a última edição de lá. Estamos recebendo os documentos e o comitê irá decidir. O Brasil tem toda estrutura para organizar qualquer evento futebolístico. Terão a Olimpíada de 2016, e o futebol será o único esporte jogado fora do Rio. O País tem um nível de campos de futebol que é singular no mundo, poucos países podem dizer que tem tamanha infraestrutura. Além dos estádios, são três centros de treinamento por cidade.

Satisfação com a Copa do Mundo

Eu não acho que tinha uma expectativa negativa. Acho que eu fiz críticas ou comentários negativos, muitas vezes fui visto como alguém que foi crítico com a organização, mas não tinha medo. Só queria ter certeza que todos estavam trabalhando muito. A expectativa era que a Copa seria um sucesso. Hoje estou muito feliz, toda Fifa está feliz, assim como o COL, as cidades-sede e Aldo Rebelo. Temos trabalhado juntos para ser um sucesso, era nossa única meta. O único desejo era para o Brasil dizer que conseguiam. Agora podem dizer: "ei mundo, chegamos lá".

Mercado nos Estados Unidos

O que vimos nos Estados Unidos é impressionante. A audiência bateu recorde, é inédito, passou a NBA. Temos que reconhecer o trabalho feito pela seleção americana. Está claro que lá o futebol é muito forte, é o país onde temos o maior número de jovens praticantes em todo o mundo. O problema é na universidade, que não tem futebol e os outros esportes dominam. O esporte irá se tornar um dos potenciais. É um comprometimento da Fifa de trabalhar junto com os EUA para se tornar isso um sucesso por lá. Eles querem organizar a Copa de 2026, com certeza será um trabalho de longo prazo.