Reunião confirma alinhamento e estrutura de trabalhos de comunicação para a Copa no PR


Sob o comando do coordenador de Imprensa da secretaria de Comunicação do Governo do Paraná, Silvio Lohmann, e da coordenadora do Núcleo de Comunicação da secretaria de Segurança, Luciana Cristo, foi realizada uma reunião na manhã desta terça-feira (27), na Sala de Gestão da Celepar. O encontro reuniu jornalistas e assessores de imprensa e comunicação dos principais órgãos envolvidos com os processos de divulgação e atendimento aos veículos de comunicação no período da Copa do Mundo no Paraná. Um dos principais temas foi para estabelecer o fluxo de comunicação durante o Mundial de futebol.

Silvio Lohmann apresentou detalhes da programação estabelecida pela secretaria de Comunicação, acentuando que face às diferenças de fuso horário entre vários países que atuarão em Curitiba, haverá um plantão 24 horas para melhor atendimento à Imprensa estrangeira. Ele informou ainda que o Governo do Paraná terá jornalistas nos principais locais de interesse da Copa (Arena, Fan Fest, hotéis oficiais da FIFA, Centros de Treinamento, Centro de Mídia e em Foz do Iguaçu) para uma cobertura ampla dos fatos e notícias. Silvio sublinhou ainda que o coordenador geral da Copa do Mundo no Paraná, Mario Celso Cunha, será o principal porta voz do governo do estado durante a Copa do Mundo. Ele disse que o secretário de Segurança Leon Grupenmacher fará este papel quando os assuntos forem técnicos e especialmente ligados à pasta de Segurança Pública.

Já o delegado da Polícia Federal Flúvio Garcia, presidente da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos (Coesge/PR), lembrou que “a missão do Centro Integrado de Comando e Controle Regional [CICCR] será exclusiva para a segurança de assuntos ligados à Copa, conforme determinação do Ministério da Justiça”. E explicou; “o que nos chegar relativo à Copa será da nossa competência. Os assuntos do dia-a-dia serão repassados para os departamentos responsáveis”.

A assessora de Relações Institucionais da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, órgão do Ministério da Justiça, Fernanda Monteiro Hecktheuer, comentou que “assuntos de repercussão internacional serão tratados de forma especial”. Fernanda frisou também que “em cada estado será feita uma triagem e um filtro das solicitações de entrevistas pela grande mídia, com todos estes possíveis temas passando pelo CICCR para análise e posicionamento das assessorias de comunicação”. A assessora teceu muitos elogios ao trabalho dos paranaenses. “Vocês são uma referência às demais sedes da Copa 2014”, ressaltou.

“Estamos integrados e trabalhando em perfeita harmonia com os órgãos federais, estaduais e municipais”, fez questão de comentar o tenente-coronel Vandeilson de Oliveira, que atua na Força Aérea e que representou o CDA (Coordenadoria de Defesa de Área), vinculada ao Ministério da Defesa.

Segundo o representante da coordenação geral da Copa no Paraná, jornalista Paulo Mosimann, “estaremos atuando com todos os meios necessários para um bom atendimento aos órgãos de imprensa nacional e internacional”. “Inclusive o site da coordenação geral é atualizado diariamente, com conteúdos e informações gerais sobre o Mundial”, concluiu Mosimann.

Estiveram presentes na reunião, representantes do Ministério da Justiça, da Defesa, Polícia Militar do Paraná, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Polícia Civil do Paraná, Polícia Rodoviária Federal, das secretarias estaduais de Comunicação, Segurança, Desenvolvimento Social e da Saúde, da Coordenadoria da Copa, além da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Fotos: Osvaldo Ribeiro