Planos Operacionais da Copa estão definidos


Um encontro reunindo mais de 200 profissionais e técnicos, que estão operando no Projeto Copa do Mundo 2014 na sede de Curitiba, no Paraná, definiu uma série de ações centradas em diversas áreas como segurança, mobilidade, aeroporto, turismo, saúde, comunicação, cultura e meio ambiente.

A reunião, realizada nesta quarta-feira (7) no Salão de Atos do Parque Barigui, foi coordenada pelo secretário-executivo do ministério do Esporte, Luis Fernandes, que representou o ministro Aldo Rebelo. O evento contou com a participação dos secretários da Copa Mario Celso Cunha (estado) e Reginaldo Cordeiro (município), além do general Jamil Megid Junior, do ministério da Defesa; do general Fernando Marques de Freitas, da AD/5; do delegado da Polícia Federal e presidente da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos (Coesge/PR), Flúvio Cardinelle; do superintendente da Infraero Antônio Pallu, e do gerente-geral de Estádios do Comitê Organizador Local (COL/FIFA), Roberto Siviero, dentre outras autoridades.

As equipes foram distribuídas em Câmaras Temáticas, atualizando planilhas, destacando prioridades, definindo prazos e identificando os desafios. Durante o encontro foi informado que dos 3 milhões de ingressos para a Copa do Mundo no Brasil já foram vendidos 2,6 milhões. Em Curitiba todos os ingressos dos 4 jogos já estão esgotados, com 52% das vendas para Curitiba e Região Metropolitana, 30% para o exterior e 18% para outros estados brasileiros. A cada jogo, cada delegação que joga em Curitiba terá reservado para sua torcida até 8% dos ingressos, ou seja, até 16% da capacidade do Estádio, ou 6.475 assentos.


Segurança
Segundo o coronel da aeronáutica Marcelo Rosa Costa, do CDA Curitiba, nos próximos 10 dias será entregue e estará funcionando o CICCR (Centro Integrado de Comando e Controle Regional) e todas as viaturas do CICCM (Centro Integrado de Comando e Controle Móvel) já estão testadas e operando. Haverá ainda salas de coordenação em todos os Centros de Treinamento, e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) está preparando um novo volume de análises de riscos. Será também definido até o próximo dia 15 de maio a equipe de stewards, e fixada uma reunião no próximo dia 20 de maio em Foz do Iguaçu, com integração das forças de Segurança Pública e Defesa.

Energia
Com a presença do representante do ministério de Minas e Energia Renato Dalla Lana, juntamente com o engenheiro da Copel Milton Marcolan, foi informado que o Plano Operacional já está concluído, com segurança máxima na sede de Curitiba, sem riscos, e uma equipe permanente de plantão. A Copel já teve aprovação pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) do Plano Operacional, que terá dupla alimentação ao estádio, com geradores e nobreaks garantindo risco zero de queda de energia. Foi discutido sobre o credenciamento dos veículos da Copel, que terá também uma posição dentro do CICCR. Também foi debatido sobre o apoio em locais como estádio, fan fest, broadcast, praça Afonso Botelho, CICCR, Aeroporto Afonso Pena e pontos turísticos.

Telecomunicações
O evento contou com a presença da representante do ministério das Comunicações, Ana Carolina Cirotto, que informou que está definido e testado o sistema 4G para a sede de Curitiba, e que a rede de telefonia está preparada para atender a demanda. Estão sendo feitos estudos para viabilizar uma rede wi-fi temporária, lembrando, porém, que o sistema não é exigido pela Fifa e está instalado por consórcio em apenas 6 sedes da Copa no Brasil.

Saúde
Na área da saúde o evento contou com a presença da médica do Samu Fernanda Pohl e do médico diretor de Políticas de Urgência e Emergência da secretaria estadual da Saúde, Vinícius Filipak, que falaram sobre a definição das plantas da fan fest para a Vigilância Sanitária, que fará um controle rigoroso no setor de alimentação, sobre a definição do Hospital do Trabalhador como referência para atendimento de vítimas de QBRN, Hospital Evangélico como referência em queimaduras, e os hospitais Marcelino Champagnat e Vita Batel para atenderem equipe Fifa. Também foi discutido sobre gestão de resíduos, envolvendo meio ambiente e saúde, e definição do dia 13 de maio para a realização de um simulado no Quartel do Exército, no bairro Pinheirinho, e no dia 23 de maio no Aeroporto Internacional Afonso Pena.

Comunicação
Com a presença do coordenador de Imprensa da secretaria estadual da Comunicação Social, Silvio Lohmann, e do representante da secretaria municipal da Comunicação Social, Gladimir Nascimento, que falou sobre a definição do Centro Aberto de Mídia, que será no memorial de Curitiba, também a respeito de transporte dos jornalistas internacionais do aeroporto para os hotéis, sobre a criação do guia de orientação ao turista, que já está em fase de finalização e também do credenciamento da Fifa.

Meio Ambiente
Com a participação dos representantes Ariel Pares, do ministério do Meio Ambiente, e Cláudio Langone, do ministério do Esporte e coordenador nacional da Câmara de Sustentabilidade, que abordou questões sobre o Plano Geral de Limpeza e Coleta de Lixo, projeto dos catadores de papel, reforço de coletores no local do Mag and Bag, apoio operacional na fan fest, criação do quiosque para o projeto Brasil Orgânico e Sustentável, certificação do ministério do Meio Ambiente já protocolada, Curitiba com nível de mitigação maior das 12 sedes, coletores na Arena da Baixada e criação do Passaporte Verde.

Cultura
A reunião contou com a presença do diretor de Comunicação da Fundação Cultural de Curitiba, Diogo Dreyer, e também da representante do ministério da Cultura, Renata Felippe, que falou sobre a programação da fan fest com 4 artistas nacionais (Dudu Nobre, Erasmo Carlos, Jota Quest e Raça Negra) e 70 artistas locais, estudos sobre a criação de quatro public-view nos bairros CIC, Tatuquara, Pinheirinho e Sítio Cercado, eventos culturais na cidade e criação do Flash Mob (performance artística instantânea) coordenada pelos produtores musicais Carlinhos de Jesus e o professor Octávio Nassur, além de exposições e eventos sobre as seleções que irão jogar em Curitiba.

Voluntários
Sobre a área dos voluntários falou a representante da secopa municipal Aline Pinto, com informações sobre a entrega dos uniformes, cursos de qualificação, testes na Arena e Pedreira Paulo Leminski, termo de cooperação com o ministério do Turismo, vacinação para os voluntários e estrangeiros.

Aeroportos
Foi debatido assuntos como operação especial para receber as delegações, ampliação e revitalização de várias áreas de apoio, operação de meio-fio para receber vans e ônibus fretados, convênio entre as prefeituras de Curitiba e São José dos Pinhais para operação de vans e táxis no Aeroporto Afonso Pena e Rodoferroviária, também debatido sobre as linhas de transporte coletivo do aeroporto até o estádio da Arena da Baixada, e ampliação da linha executiva do Aeroporto.

Transporte
Com apresentação feita pela engenheira do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Susana Lins Costa, trouxe informações sobre a frota atual de táxis em Curitiba, com 2.252 veículos, e previsão de mais 750 até a Copa. 23 pontos de táxi num raio de 1.500m do estádio. Operação com 2 bolsões num total de 450 vagas, além de nova sinalização. 158 ônibus credenciados para estacionamento na rua. Park & Ride: 687 veículos, 60 vans e 250 PcD. Estacionamento Estádio: 314 veículos. O credenciamento para acesso de moradores e usuários (segurança) e veículos (mobilidade) está em andamento. Proibição de estacionamento no interior do Perímetro de Restrição Veicular em dias de jogos.

Participaram da reunião órgãos como: coordenação estadual da Copa, secretaria municipal da Copa, Comec, Fifa, Abin, Guarda Municipal, CDA Curitiba, SEEC, SMMA, Divisão de Transportes de São José dos Pinhais, IMT, SECS, SMCS, Ippuc, Copel, ANTT, CAP-PR, Coesge, Sesge/MJ, FCC, CGEE, SMOP, Defesa Civil de Curitiba, SMS, Exército, Infraero, PMPR, Paraná Turismo, SESA, Serra Verde Express, Urbs, SindiTáxi, Anatel, dentre outros órgãos.

Fotos: Fernanda Castro / ANPr.