Setor de Inteligência da presidência visita obras da Arena/CAP


Acompanhados pelo coordenador-geral da Copa do Mundo da FIFA 2014 no Paraná, Mario Celso Cunha, juntamente com o diretor do Clube Atlético Paranaense, Nelson Fanaya Junior e o arquiteto Carlos Arcos, representantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), visitaram nesta quarta-feira (16), as obras do estádio Joaquim Américo, a Arena da Baixada.

O diretor do Departamento de Inteligência Estratégica da Abin, em Brasília, Janér Alvarenga, que estava acompanhado do superintendente da Abin/PR, Marlos Ribas, e do assessor de inteligência Edwing Lang, visitou as novas instalações do estádio, percorrendo todos os setores, com foco nas áreas de acesso, estacionamentos, broadcast, entorno e principalmente áreas Vips e VVips, onde ficarão as autoridades.

Segundo Alvarenga, "estamos percorrendo diversos estádios e podemos garantir que esta Arena é uma obra gigantesca e impressionante". O superintendente Marlos Ribas também elogiou o estádio. "Eu cheguei a conhecer o antigo estádio Joaquim Américo e hoje estar vendo esta obra moderna e com pontos de alta tecnologia faz muito bem para os olhos", afirmou o superintendente do Paraná. "Para nossa missão de inteligência observamos diversas áreas que se destacam como pontos de referência", finalizou Ribas.


O coordenador estadual da Copa comentou sobre a importância dessas visitas. "Esta equipe está verificando pessoalmente os principais setores do estádio, onde em breve estará recebendo as maiores autoridades do Brasil e do exterior", disse Mario Celso Cunha.

Ontem o gabinete da presidência solicitou informações sobre a entrega do estádio, considerando que a presidente pretende visitar a Arena do Atlético Paranaense na primeira quinzena de maio. Na próxima semana, terça-feira (22) estarão em Curitiba o secretário geral da Fifa Jérôme Valcke e o ministro do Esporte Aldo Rebelo, quando terão uma reunião com o governador Beto Richa e o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet.

Os dirigentes da Abin também visitaram a secretaria da coordenação-geral da Copa, no Palácio das Araucárias, onde assistiram uma apresentação sobre a preparação da Copa do Mundo no Paraná.

Abin

Órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência, cujo cargo é planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar atividades de inteligência. Cabe-lhe a atribuição de executar a Política Nacional de Inteligência no mais alto nível do governo, de forma a integrar os demais órgãos setoriais de inteligência do país.

A Abin tem como competência assessorar o Chefe de Estado no desempenho de suas elevadas funções, sobretudo em caráter preventivo, assegurando-lhe o conhecimento antecipado de fatos e situações relacionados ao bem-estar da sociedade e ao desenvolvimento e segurança do país. É um órgão de assessoramento direto à Presidência da República.