Parlamentares de Brasília visitam Arena e obras de mobilidade em Curitiba


Integrantes de três Comissões, sendo uma delas a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, do Senado Federal, além da Comissão de Esporte e Comissão de Turismo, da Câmara Federal, estiveram em Curitiba nesta segunda-feira (28) realizando uma visita técnica de inspeção.

Os parlamentares visitaram o estádio da Arena, do Clube Atlético Paranaense, além das obras de mobilidade urbana, passando pela Avenida das Torres, Corredor da Marechal Floriano Peixoto e Viaduto Estaiado e, finalizando nas obras do Aeroporto Internacional Afonso Pena, onde assistiram três apresentações, sendo uma sobre a evolução das obras do aeroporto, realizada pelo superintendente da Infraero Antonio Pallu, e outras duas sobre turismo, feita pela presidente da Paraná Turismo Juliana Vosnika e a diretora do Instituto Municipal do Turismo, Cristiane Santos.
A comitiva foi acompanhada pelo coordenador geral da Copa no Paraná, Mario Celso Cunha, que destacou: “Foi uma visita muito importante, pois além de formadores de opinião, os senadores e deputados tem como objetivo fiscalizar obras, prazos, recursos, financiamentos e projetos”. “Este é o décimo estádio, das doze sedes, que a comissão está visitando. Sentimos que a avaliação da sede de Curitiba foi muito positiva, recebendo elogios dos integrantes das três comissões”, concluiu Cunha.
Na Arena do Atlético Paranaense todos ouviram a apresentação de um relatório das obras, por parte do engenheiro Luiz Volpato e do arquiteto Carlos Arcos. “Estamos correndo contra o tempo, mas com certeza vamos entregar a obra na data fixada pela Fifa, e no dia 22 de maio a chave estará nas mãos da operadora Fifa, que terá o controle do período exclusivo”, disse Volpato.
Falando sobre o teto retrátil, o arquiteto Carlos Arcos informou aos parlamentares que “o Atlético já tem pronta toda a estrutura para a colocação do teto retrátil, mas a pedido da Fifa colocará este equipamento somente após a Copa do Mundo”. “Nos próximos dias vamos instalar o equipamento de luzes para garantir a qualidade do gramado. Ele vem do exterior e deve estar chegando no Porto de Paranaguá", afirmou o arquiteto.
O senador Antonio Carlos Valadares, que preside a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, gostou da estrutura que viu na Arena. “Estou certo que o estádio do Atlético está sendo finalizado nos padrões da mais moderna tecnologia. Está ficando muito bonito e o mais importante é que terá uma utilização permanente, além do futebol, com outros eventos e shows. Isto é legado”, concluiu.
O superintendente da Infraero, Antonio Pallu, anunciou que diversos setores do aeroporto já estão com as obras finalizadas, como estacionamento de veículos, novas esteiras, recapeamento da pista principal, terminal de cargas e outros. “Hoje estamos trabalhando na ampliação do terminal de passageiros, além dos novos pontos de embarque e desembarque. Além dos seis em funcionamento, teremos mais dois para a Copa do Mundo, e outros sete para 2016”, informou Pallu.
A presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnika, destacou o número de leitos à disposição dos turistas e os pontos de informações que estarão espalhados pela cidade. “Estamos concluindo um Guia do Turista, com informações em inglês, espanhol e de fácil manuseio”, disse Vosnika, que lembrou também dos pequenos meios de hospedagem. “Este foi um pedido do ministério do Esporte e do próprio COL [Comitê Organizador Local], que nos pediu a garantia destes outros setores de hospedagem. Já levantamos mais de 8 mil leitos em pousadas, campings, motéis, pensões, albergues, Spas, hotéis fazenda e hospedagem familiar”, revelou a presidente da Paraná Turismo.
Também destacando a área do Turismo, a diretora do Instituto Municipal do Turismo, Cristiane Santos, lembrou que “nós teremos em Curitiba oito seleções que irão jogar na Arena, representando os cinco continentes”. “São pessoas falando inglês, espanhol, russo, francês, árabe e até persa”, disse Santos. “Devemos nos preparar com informações bilíngues e tradutores para recebê-los bem”, concluiu a diretora.
Além do senador Valadares, integraram a comitiva os deputados Renato Molling, presidente da Comissão de Esporte e Turismo dão Senado; Rubens Bueno e Danrlei de Deus, ex-goleiro do Grêmio, ambos membros das Comissões de Turismo e Esporte, e o deputado Valadares Filho, que preside a Comissão de Turismo da Câmara Federal. O secretário do Tribunal de Contas da União (TCU), Luiz Gustavo Gomes Andrioli, também esteve presente. O prefeito de Curitiba Gustavo Fruet acompanhou parte da visita, juntamente com o secretário municipal da Copa Reginaldo Cordeiro.
A delegação foi acompanhada pelos assessores do Senado e da Câmara Federal, Francisco Canindé de Oliveira, Rafael Augusto Simões, Estefânia de Castro Diniz, Marcos Rogério, Reinaldo Ferrigno, Moacyr de Oliveira Filho, Sara Reis Silva, Marcos Antonio de Oliveira Feijó e Erasmo Juliano Gomes de Souza. Pela coordenação estadual da Copa acompanhou o assessor Marco Antônio Abdanur, e pelo gabinete do deputado Rubens Bueno, o jornalista André Molina.

Fotos: Antônio Costa / ANPr