Procon define regras para proteção do turista na Copa


Visando a proteção ao turista que vem para Curitiba nos jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, o Procon-PR reuniu, nesta quinta-feira (27), dezenas de entidades ligadas à preparação do mundial no estado, buscando uma ação que possa determinar um atendimento rápido e decisivo na defesa do consumidor.

A coordenadora do Procon, Claudia Silvano, lembrou que “milhares de turistas estrangeiros e brasileiros estarão circulando pela cidade-sede, e nós precisamos estar preparados para uma resposta rápida aos reclamos que certamente virão”.

O coordenador geral da Copa do Mundo 2014 no Paraná, Mario Celso Cunha, ressaltou a importância da integração. “Existe hoje uma perfeita integração entre os órgãos estaduais e municipais, e todos os setores envolvidos na proteção do consumidor estão focados neste trabalho”, disse Cunha.

Os setores do Turismo estadual e municipal estão elaborando guias de informação ao turista, que também servirá de orientação ao consumidor. “Serão informações úteis nas áreas de defesa de consumidor, segurança, saúde e ação social”, disse Paulo Mosimann, assessor da coordenação estadual da Copa.

Participaram da reunião, além da advogada Claudia Silvano e do coordenador geral Mario Celso Cunha, as seguintes pessoas: Maximiliano Deliberador (Ministério Público), Luciano Bartolomeu (Abrasel), Cristiane Santos e Aline Orteha (Instituto Municipal do Turismo), Rômulo Bronwel e Letícia Tonetto (Abih), Iroclê Wykrota (Associação Comercial do Paraná), Evelyn Portela (Anac), Edson Nogueira (Infraero), Christiano Bettega (Anit), Michelle Alves, Sabrina Mendes (secretaria municipal da Saúde), Pedro Mariucci Neto e Eliane Sanches (Paraná Turismo) e Caroline dos Santos e Juliana Haluch Bastos (Procon de SJP).

Fotos: Pedro Mariucci Neto