Comitê Organizador da Copa faz reunião em Curitiba



Os temas Segurança e Protocolo foram debatidos nesta quinta-feira (07) pelo Comitê Organizador Local – COL/FIFA, em reunião realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba, envolvendo as Forças de Segurança Pública e Defesa Nacional.

A Gerente Geral de Protocolo do COL, Lucia Amaral Peixoto, fez uma apresentação sobre os alinhamentos de acesso aos setores VIP e VVIP, além de tribuna de honra, credenciamento veicular e reconhecimento de percurso no estádio e seu entorno. “Estamos aprimorando os protocolos, com a experiência do sucesso que tivemos na Copa das Confederações. Este conceito nós vamos aplicar na Copa do Mundo 2014”, disse Lucia. “A Copa do Mundo é o maior evento que um país pode sediar. E trabalhar com qualidade e competência no atendimento a Chefes de Estado e autoridades é uma mostra da capacidade dos organizadores locais”, completou.

Outro tema importante foi a questão de Segurança Pública e Defesa Nacional, apresentado pelo Gerente Geral de Segurança do COL/FIFA, Hilário Medeiros. Foram esclarecidas as situações do planejamento estratégico, normatização para área de prevenção e combate a incêndios, batedores de escolta, stewards e definição do Perímetro de Segurança. “É importante fixar as dimensões e posicionamento nas instalações que serão ocupadas pelas equipes de Segurança Pública nos estádios, e aplicação de um novo modelo de segurança privada nos estádios de futebol”, disse Medeiros. Ele lembrou que até dezembro terá início um treinamento especial para os Stewards. “Devemos contar com cerca de 3 mil homens para atuar na segurança privada no estádio da Copa”, finalizou.

“Em Curitiba, as medidas de Segurança e Planejamento Operacional já estão sendo desenvolvidas, e à partir do dia 22 de maio de 2014 até o dia 03 de julho de 2014 serão aplicados todos os protocolos, testes e avaliações dentro do estádio da Arena”, informou o Coordenador Geral da Copa no Paraná, Mario Celso Cunha.

A reunião contou com a presença do chefe da Assessoria Especial para Grandes Eventos do Ministério da Defesa, General de Divisão Jamil Megid Júnior; do Brigadeiro de Infantaria Amílcar Andrade Bastos, do Comando da Aeronáutica; do gerente de Sede do COL, Mark Pinheiro; do presidente da Câmara Temática de Segurança e Justiça da secopa estadual, coronel PM Milton Isack Fadel Junior; e do gerente de Segurança da sede de Curitiba, Acef Said.

Também participaram da reunião os representantes dos seguintes órgãos: Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Agência Brasileira de Inteligência (Abin-PR), Conselho de Segurança, Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos (Coesge-PR), Exército Brasileiro e Aeronáutica, além da equipe de Cerimonial do Governo do Estado e Gabinete do Governador.

Fotos: Heloisa Rego