Comissão do Senado visita obras da Copa em Curitiba



Integrantes da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização da Copa do Senado Federal estiveram, nesta segunda-feira (11), em Curitiba, para diligências junto às obras que estão sendo realizadas para a Copa do Mundo de 2014 e que ficarão como legado para a sociedade paranaense.

Os senadores Blairo Maggi, presidente da Comissão, e Sergio Souza, presidente da Subcomissão de Fiscalização das obras da Copa vieram acompanhados de técnicos e assessores do Senado, além de representantes do Tribunal de Contas da União. Também acompanharam a visita os gestores da Copa, Mario Celso Cunha (estado) e Reginaldo Cordeiro (município).

A visita começou pelas obras do estádio Joaquim Américo, do Clube Atlético Paranaense, e continuou na Rodoferroviária, Centro de Comando e Controle da Urbs, Viaduto Estaiado, Avenida das Torres, Alça da Avenida Salgado Filho e Aeroporto Internacional Afonso Pena.

No estádio da Arena a comitiva foi recepcionada pelo diretor de Marketing, Mauro Holzmann; na Rodoferroviária pelo presidente da Urbs, Roberto Gregório; no Viaduto Estaiado pelo secretário municipal de Obras Públicas, Sérgio Luiz Antoniasse; e no Aeroporto Internacional Afonso Pena pelo superintendente da Infraero, Antonio Pallu.

“A parte interna do estádio da Arena nos impressiona, pois a concretagem e a marcenaria estão prontas, incluindo o piso já sendo polido, os azulejos sendo colocados, bem como a fiação”. “É uma parte que as pessoas normalmente não vêm, mas que está bastante adiantada”, afirmou o senador Blairo Maggi. “Temos visitado as obras pelo Brasil e a Arena do Atlético está muito bonita”, completou.

Segundo o senador Sérgio Souza, “acredito que para o primeiro jogo-teste, na segunda quinzena de janeiro, o estádio estará apto a receber uma partida com as condições de avaliar a estrutura geral, como gramado, refletores, cobertura, vestiários e outros setores importantes”. “Este estádio ficará de referência para o Brasil e exemplo para as demais Cidades-sede da Copa 2014”, afirmou o senador.

Conforme o Coordenador Geral da Copa no Paraná, Mario Celso Cunha, “todas as obras, incluindo estádio, mobilidade urbana, viaduto e trincheiras e aeroporto, estarão prontas para a Copa do Mundo 2014”. “Vários órgãos de fiscalização estão acompanhando o andamento dos projetos, o que significa uma total transparência na execução destas obras”, finalizou Cunha.

O secretário municipal da Copa, Reginaldo Cordeiro, acredita que provavelmente a Arena chegará em dezembro, data fixada pela FIFA para a complementação do estádio, com cerca de 90% a 95% concluída. “O que vai faltar será o trabalho de acabamento que serão feitos no período que antecede o primeiro jogo-teste”, disse Cordeiro.