Ministro do Esporte diz que Copa já é realidade em Curitiba


O prefeito Luciano Ducci, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo e o governador Beto Richa visitaram, na manhã desta segunda-feira (13), as obras da Arena da Baixada que receberá jogos da Copa do Mundo de 2014 em Curitiba.

Aldo Rebelo destacou o cumprimento do cronograma das obras para o Mundial em Curitiba e o empenho dos governos municipal, estadual e do Clube Atlético Paranaense pelo andamento das obras. "Estamos tranquilos quanto a Curitiba. A Copa já é uma realidade na cidade. As obras aqui estão em curso e dentro do cronograma previsto. Curitiba tem a particularidade de já ter tomado providências para a Copa antes das outras cidades", afirmou Aldo Rebelo.

O prefeito Luciano Ducci lembrou das obras em andamento na cidade. "São várias obras em construção em Curitiba. Temos mais de R$ 420 milhões em investimentos em obras de infraestrutura e mobilidade urbana e as obras do PAC da Copa praticamente todas licitadas."
"Curitiba tem experiência em receber grandes eventos e uma boa rede hoteleira. O cronograma de obras do estádio e da cidade está rigorosamente em dia", observou o governador Beto Richa.

Recebidos pelo presidente do Clube Atlético Paranaense, Mário Celso Petraglia, o ministro do Esporte, o prefeito de Curitiba e o governador do Estado assistiram a um vídeo do projeto final do estádio e da arena multiuso que será construída ao lado da Arena.

"Temos certeza que vamos inaugurar no primeiro semestre de 2013 a nova Arena para a Copa", disse o presidente do Atlético Paranaense, Mário Celso Petraglia.


Mobilidade - O ministro Aldo Rebelo também falou sobre as obras de mobilidade da cidade e disse que todas estão dentro do cronograma. "Com as garantias dos governos Estadual, Municipal e Federal não teremos qualquer problema com prazos aqui em Curitiba", definiu.

Além das intervenções do PAC da Copa, Curitiba tem investimentos em outras 15 grandes obras. Os recursos são do Município, do Governo do Estado, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Agência Francesa de Desenvolvimento.

O secretário municipal da Copa, Luiz de Carvalho, afirmou que a Copa do Mundo vai proporcionar grandes investimentos na cidade e vai deixar um legado muito importante para a cidade. "Por isso, a importância da responsabilidade do Governo do Estado e do Município na aplicação dos recursos públicos", disse Luiz de Carvalho.

O senador Sérgio Souza, os deputados federais Fernando Francischini e Luiz Nishimori, os vereadores Sabino Picolo, presidente em exercício da Câmara, João do Suco, líder do prefeito na Câmara, Roberto Hinça, Julião Sobota, Pastor Valdemir Soares, Pedro Paulo e Serginho do Posto, o secretário estadual dos Esportes, Evandro Rogério Roman, o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa, e o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Clever de Almeida, também acompanharam a vistoria nas obras da Arena da Baixada.